Descubra as diferenças entre nadar no mar e nadar na piscina

Uma dúvida muito comum entre os iniciantes na natação, e até mesmo entre os que já praticam o esporte, é sobre a diferença entre praticar a natação no mar e na piscina. Apesar de serem, em sua essência, o mesmo esporte, as diferenças naturais entre os dois ambientes impõem algumas necessidades distintas à sua prática. As diferenças entre nadar no mar e nadar na piscina envolvem:

  • Acessibilidade
  • Fator psicológico
  • Preparo físico
  • Técnica
  • Orientação
  • Segurança

 

AcessibilidadeLindo local para praticar natação no mar

As piscinas para natação não precisam necessariamente estar situadas em regiões litorâneas, o que permite uma maior acessibilidade ao público em geral, dependendo da sua localização. Em alguns Estados brasileiros e até em outros países, simplesmente não teremos o mar disponível para a prática do esporte. E mesmo nas regiões litorâneas, dependendo da geolocalização dos centros urbanos, o mar acaba ficando muitas vezes a uma distância grande demais para a maioria das pessoas. Por outro lado, a prática do esporte ao ar livre mostra-se muito mais democrática para quem mora próximo ou tem condições favoráveis ao deslocamento para a prática da natação no mar.

 

Fator psicológico


Diferente da piscina, que é um ambiente totalmente controlado, o esporte ao ar livre nos deixa mais expostos. No mar, ficamos literalmente imersos em sua imensidão, gerando um sentimento de fascínio e superação do desconhecido. Por conta disso, muitas pessoas se sentem despreparadas para nadar no mar. Mas, uma vez que se faça o treinamento em local apropriado e com o acompanhamento de profissionais qualificados, em pouco tempo, qualquer pessoa estará tão psicologicamente preparada para nadar no mar quanto na piscina.

 

Preparo físico

Atleta bem preparado nadando no mar


O treinamento em piscina oferece um controle maior entre as valências, como por exemplo, tempo e distância que otimizam a preparação física. Por outro lado, a natação no mar costuma exigir um preparo físico maior, por conta de fatores ambientais como correntes marinhas e o constante movimento das ondas, juntamente com o descanso ativo, que é a manutenção da flutuação na vertical.

 

Técnica


A natação no mar exige um repertório técnico maior do que o da natação em piscina. No mar, a interferência das ondas, a correnteza e as condições climáticas geram uma grande variedade de possibilidades ambientais para o nadador. Isso impõe a necessidade de se fazer um nado diferenciado de acordo com cada situação, o que não acontece na piscina. O movimento dos braços, a respiração, o posicionamento do corpo e batidas de perna tendem a funcionar de uma forma diferente quando nadamos no mar, se comparado ao nado em piscina.

 

Orientação

Nadadora se localizando no mar


A orientação também é um fator que exige muito mais de quem nada no mar do que na piscina. A ausência das sinalizações nas raias e no fundo da piscina e o constante movimento do corpo e das águas, combinados com a quase infinita extensão do mar, tornam muito mais difícil se localizar e manter uma direção consistente quando nadamos no mar, principalmente quando nos afastamos da praia. Por isso, faz-se novamente necessário o acompanhamento de profissionais que lhe instruirão nas técnicas mais eficientes de orientação no mar.

 

Segurança


As piscinas são espaços urbanos, internos, e normalmente monitorados por guardiões. Isso faz com que o nado em piscinas exija relativamente menos preocupação com questões de segurança do que o nado no mar, onde se faz necessário uma cautela maior. Não é recomendado que alguém se aventure nessa prática por si mesmo. Por isso, existem escolas como a VemNadar, com instrutores experientes e centros de treinamento em locais adequados, para garantir todas as condições ao aprendizado e prática da natação no mar com a mais completa tranquilidade e segurança, além de uma vista de tirar o fôlego.

 

Então, qual é mais fácil? Nadar no mar ou na piscina?

Mulher se divertindo nadando no mar


Como vimos, as exigências ao se praticar o esporte em um ambiente natural acabam sendo maiores, em vários aspectos. Logo, nadar em piscinas acaba sendo mais fácil, enquanto nadar no mar se mostra mais desafiador. Entretanto, como foi dito, nada disso se torna empecilho quando reunimos o conhecimento e acompanhamento necessário. Qualquer pessoa, até mesmo as que nunca praticaram natação, podem aprender a nadar no mar com eficiência e tranquilidade, se acompanhados de instrutores capacitados em escolas de natação apropriadas, como a VemNadar.

Comments are closed.